top of page

O lado bom do stress

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 19 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura


O senso comum nos diz que tudo na vida tem um lado bom, basta procurar direitinho. Mas essa visão também pode dar vazão a algo que vem sendo chamado de “positividade tóxica”, que nada mais é do que a gente ficar procurando enxergar coisas boas em vez de mudar situações e condições que nos incomodam. Nos forçar a “engolir” coisas intoleráveis pode até mesmo te causar gastrite e problemas digestivos. Lembra que o inconsciente não entende linguagem figurada? Então!


A linha que separa a disciplina insistente e o momento de mudar de estratégia é muito tênue mas no que diz respeito ao stress, precisamos MESMO ficar de olho.


Olharmos a palavra “stress” em seu significado denotativo, ou seja, literal, ela quer dizer “tensão” ou “tonicidade”. É quando a gente coloca energia a mais em um músculo, uma corda vocal, uma articulação, uma atitude, um comentário, um pensamento... Stress existe tanto nas coisas concretas quanto nas abstratas. E é inegavelmente positivo a gente ter a chance de colocar mais energia nisso ou naquilo quando sentimos que precisamos. Ou seja, o stress em si é bom, quando bem utilizado.



O problema surge quando a gente começa a funcionar em modo “stress” do momento que acordamos até a hora de dormir. Aliás...quem vive desse modo certamente não desliga nem quando acha que está dormindo pois a pessoa estressada não dorme, desmaia. Ou pior! Tem aquele sono cheio de torpor, sem qualidade, e acorda no outro dia como se tivesse corrido uma maratona!


Se você vive a vida com pressa, você vai drenar a energia dos seus órgãos internos e comprometer sua produção de neurotransmissores. Vale a pena viver devagar e guardar a energia adicional para os momentos (que não são poucos) em que as coisas realmente fogem do controle e demandam uma dedicação adicional!


Comentários


bottom of page