Síndrome do intestino irritável e terapia do eixo cérebro-digestivo
- Ana Carolina Ribeiro

- 12 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Você já ouviu falar em doenças digestivas funcionais?
A presença de sintomas digestivos como azia, refluxo, gases, inchaço, diarréia, constipação, queimação, plenitude (sensação de ficar cheio demais de repente), ânsia de vômito e evacuações muito constantes, entre outros, com ausência de quaisquer alterações nos exames configura a existência daquilo que chamamos de doença digestiva funcional.
Pesquisas mostram que 40% da população mundial apresenta sintomas digestivos funcionais e no Brasil ainda há pouquíssimos terapeutas especialmente formados para realizar esse tratamento.
A doença digestiva funcional é causada por uma desordem na comunicação entre o cérebro e o sistema digestivo. Você sabia que o cérebro e o intestino derivam do mesmo tecido embrionário? Isso significa que eles "nasceram no mesmo bairro" e por isso estão em comunicação constante. Mas para 40% das pessoas, essa comunicação é falha, causando sintomas dolorosos, que não são explicados por exames. E é aí que começa um ciclo vicioso terrível: o stress e estados psíquicos de depressão e ansiedade causam sintomas, que por sua vez começam a causar stress, ansiedade e depressão.
Para ajudar nesse processo, foi desenvolvida a terapia do eixo cérebro-digestivo, que lança mão de diversos recursos para melhorar e comunicação entre esses dois sistemas e ajudar o paciente a silenciar sintomas dolorosos, silenciando assim os processos psíquicos desagradáveis que acompanham os sintomas.





Comentários