Jardinagem e Depressão - como estimular a liberação de serotonina
- Ana Carolina Ribeiro

- 11 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Você sabia que brincar na terra estimula a produção e liberação de serotonina no organismo?
Pois é! Um estudo de 2008 realizado no Reino Unido e publicado na revista Neuroscience confirmou o que a gente já sabia empiricamente: mexer com jardinagem ajuda a superar estados depressivos.
O motivo? Cientistas descobriram que o solo fértil possui bactérias benéficas que atuam sobre a serotonina, principal neurotransmissor atuante contra estados depressivos e também responsável por outras 13 diferentes funções além da regulação do humor, sendo elas: regulação do sono, do funcionamento intestinal, do fluxo sanguíneo, apetite, dores musculares, ansiedade, raciocínio
lógico, flexibilidade cognitiva, prazer sexual, sintomas da TPM, temperatura corporal, memória e vitalidade.
O estudo, realizado pelas universidades de Bristol e University College London, reforça a importância de uma boa condição imunológica para a superação de estados depressivos.
Do ponto de vista da psicanálise, brincar na terra, assim como brincar de massinha, possui profundas conexões com a chamada "fase anal", fase freudiana do desenvolvimento psíquico em que estávamos aprendendo a controlar nossos esfíncteres e descobrindo o prazer da excreção pelo órgão anal. Tudo a ver com o regulamento intestinal realizado pela serotonina. É no mínimo curioso.
E como já dizia Freud: nada na mente é arbitrário ou indeterminado.








Comentários