Anandamida, nossa maconha interior
- Ana Carolina Ribeiro

- 29 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Quem é contra a legalização da maconha está cerca de 30 anos atrasado no tempo e na história. Em 1992 foi desco

berta a anandamida, neurotransmissor que responde aos nossos receptores canabinóides CB1 e CB2 e que tem efeitos semelhantes ao do THC e do canabidiol, substâncias químicas responsáveis pelos benefícios da maconha.
Este neurotransmissor essencial no combate à depressão recebeu seu nome como homenagem à palavra sânscrita ananda, que significa felicidade suprema, plenitude e paz interior. E é exatamente esse o seu efeito: sabe aquela paz de espírito que a gente tem logo depois de meditar ou que acompanha a sensação de prazer físico trazida pelas endorfinas após a prática esportiva intensa? Pois é, este é o efeito da anandamida em nosso corpo, muito semelhante aos efeitos causados pela maconha.
Para auxiliar o corpo a produzir este neurotransmissor, é preciso ingerir cacau de verdade com frequência. A substância precursora da anandamida se chama teobromina e é melhor absorvida quando mastigamos a casca do cacau. Mas não é necessário: basta comer chocolate amargo a partir de 60% de cacau com frequência para manter em dia a saúde cerebral.

Porque ingerir chocolate amargo se podemos simplesmente fumar maconha? Aí que mora o engano. Primeiramente, por maiores os benefícios trazidos pelo THC e Canabidiol, o fumo de qualquer substância é extremamente prejudicial à saúde. Além disso, a ausência de controle desta substância pelas autoridades faz com sua procedência, produção, transporte e armazenamento sejam duvidosos, tornando alto o risco de contaminação. Finalmente, como toda e qualquer substância química, o THC e o Canabidiol não podem ser administrados indiscriminadamente e sem orientação médica pois não são indicados para toda e qualquer pessoa em toda e qualquer situação.
Estimulando naturalmente a produção e secreção de anandamida, garantimos os efeitos canabinóides na dosagem regulada pelo nosso próprio corpo, trazendo conforto sem gerar nenhum desconforto!



Comentários