Esgotamento Mental e Esportes
- Ana Carolina Ribeiro

- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Você sabia que seu rendimentos nos esportes é diretamente influenciado pelo seu estado mental?
Pois é... até a atividade física fica prejudicada quando estamos em burnout, que é a palavra emprestada da língua inglesa para definir o quadro clínico que se caracteriza pelo esgotamento mental.
Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, a fadiga mental aumenta nossa percepção de esforço físico durante o exercício. Isso significa que é o esgotamento mental, e não o físico, o principal fator que deixa a gente sem vontade de fazer esforço na hora do treino. Os sintomas mais comuns de fadiga mental são: falta de energia, falta de desejo de se esforçar, mudanças de humor, reações atrasadas, lapsos de atenção e diminuição da precisão. A hipótese neurocientífica é de que a substância chamada adenosina, produzida a partir do esforço físico e mental intenso, seja responsável pelo fenômeno. Pesquisas mostram que quanto maior sua quantidade no organismo, maior será o esforço percebido. Isso quer dizer que naqueles dias em que a gente já acorda cansado, vai ser muito mais difícil dar tudo de si em um exercício físico considerado desafiador. A boa notícia é que se você perceber suas atividades diárias como fáceis, os níveis de adenosina se manterão mais baixos e você será capaz de chegar ao seu melhor. Algumas dicas para potencializar sua performance não só no treino mas em qualquer atividade são:
- fazer um lanche leve meia hora antes (a adenosina aumenta quando estamos sem combustível),
- tomar uma xícara de café (de preferência sem açúcar, já que ele rouba energia do nosso corpo),
- fazer uma pausa de meia hora para relaxar,
- sorrir (ajuda a enganar a mente) e
- lembrar que a voz que diz que você não consegue é apenas um truque da sua mente.

De qualquer maneira, é importante que você saiba escutar seu corpo. Aqueles dias em que acordamos muito cansados podem ser ótimos para a gente aproveitar o descanso também do treino. Para que forçar algo que nosso corpo não está preparado para fazer? É preciso aprender a se respeitar, mas se já fa alguns dias que você acorda mentalmente esgotado e isso compromete sua funcionalidade nas tarefas do seu dia-a-dia, está na hora de procurar um profissional especialista em saúde mental!
ResponderEncaminhar




Comentários