top of page

Por trás das grades de um trauma

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 8 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

No dicionário de português, a palavra trauma vem acompanhada de sua definição psicológica: uma vivência profunda que pode ocasionar sentimentos ou comportamentos desordenados e perturbações neuróticas posteriores. (fonte: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/trauma) Na medicina, o termo é utilizado para descrever lesões causadas por força externa devido a acidentes, violência ou autoagressão.


Para Freud, o conceito figura já em seus escritos inaugurais e vem com a seguinte definição:

“Transforma-se em trauma psíquico toda impressão que o sistema nervoso tem dificuldade em abolir por meio do pensamento associativo ou da reação motora.” (FREUD, Obras Completas V1. Esboços para a comunicação preliminar. Imago, 1972)


A definição é clara: um trauma é um machucado com o qual a gente não consegue lidar. Seja ele físico ou psicológico. Um trauma é uma prisão.


É importante ressaltarmos o fato de que o estado traumático se consolida não no momento do choque, mas nos dias que seguem. Se você sofreu algum tipo de acidente ou situação passível de se tornar um trauma, fique atento a mudanças que possam vir a acontecer em seu corpo, alimentação e sono.

Uma vez identificado o trauma, é hora de agir. Quanto mais a gente demora para encarar aquilo que nos causa medo, mais esse medo se enraíza. Lady Gaga diz em uma de suas músicas que “as únicas prisões que existem são aquelas nas quais a gente se coloca.” Essa definição se aplica perfeitamente à ideia de trauma: resignar-se a viver traumatizado é como se trancar numa cela e jogar fora as chaves.




Infelizmente ou não, não tem receita mágica: o único caminho possível para a cura é reviver o momento do choque falando sobre ele tantas e quantas vezes forem necessárias para que os hemisférios direito e esquerdo do cérebro possam se integrar a processar tudo que foi vivido.


Comentários


bottom of page