top of page

O maior medo do neurótico é realizar o desejo que ele nem sabia que tinha

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 19 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Ser neurótico implica ter sido proibido de fazer algo que você nem sabia que queria.

A neurose é produto direto da castração e surge justamente da maneira como o sujeito lidou com a castração, ou seja, com as interdições e os nãos recebidos durante a formação do eu, nos primeiros anos de vida.


Se essa interdição do prazer desenfreado não ocorre ou não se processa, em vez de uma estrutura neurótica de recalcamento da proibição, teremos uma estrutura psicótica cujo recurso de fuga principal é a foraclusão, ou a perversão, que se baseia no desmentido. Boa parte da psicanálise é estruturada no intuito de entender e trabalhar especificamente com as neuroses, mas se vocês quiserem, posso falar mais sobre psicoses e perversões.


Na neurose, a interdição ocorrida na infância pauta a posterior organização de todos os sintomas. Ou seja, boa parte das coisas que você sente é resultado de como você lidou com as proibições que te foram feitas em seus anos iniciais de vida. E dentre essas proibições, foram recalcados (escondidos de si mesmo) fantasias e desejos que não necessariamente são tão ameaçadores assim quanto eles parecem quando temos 5 anos de idade e ainda não desenvolvimentos plenamente nosso conceito de mundo.


A psicanálise serve para nos dar suporte para olhar para essas questões para que a gente possa decidir sobre nós mesmos pela primeira vez, sem ter que passar pelo desejo do outro.

Comentários


bottom of page