O lado bom da procrastinação
- Ana Carolina Ribeiro

- 19 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Diz que tudo na vida tem seu lado bom, mas será que isso engloba até a procrastinação?
Sim, o grande segredo da vida está em transformar forças destruidoras em aliadas. A partir desse ponto de vista, tanto o stress quanto a procrastinação podem ser muito positivos. No caso do stress, ele nos ajuda a ter garra para dar aquele gás a mais na hora de resolver problemas. Se quiser saber mais, tem um artigo inteirinho sobre isso aqui: https://www.anaribeiropsicanalista.com.br/post/o-lado-bom-do-stress
No caso da procrastinação, ela nos ajuda a ponderar, refletir e planejar melhor nossos passos e quando bem utilizada, pode ser um contraponto muito interessante para a ansiedade de ter que fazer tudo para ontem.
Já parou para pensar que se você nunca deixar para amanhã o que pode fazer hoje, vai ficar fazendo tarefas do acordar até a meia noite? Pois é... nem tudo precisa ser resolvido imediatamente como se estivesse pegando fogo. E é justamente o ato de tratar todos os eventos como urgências prioritárias que nos desgasta e eleva os níveis de stress desnecessariamente.
A melhor dica dos procrastinadores profissionais é: nunca faça hoje uma tarefa que pode não ser mais necessária amanhã. Já aconteceu de você se antecipar, correr e resolver algo que no fim nem seria mais tão importante devido a mudanças nas circunstâncias? A mesma coisa acontece quando nos antecipamos a agir sem planejamento adequado e acabamos tendo retrabalho posteriormente, quando todas as variáveis são estabelecidas.
No que diz respeito a ajudar os outros a procrastinação é sempre útil: sempre espere umas horas para responder dúvidas no WhatsApp. Na maioria das vezes você vai descobrir que a pessoa já se virou sozinha!
Tem alguma tarefa que você acha chata? Não se antecipe para realizá-la quando há chances de que ela possa ser feita por alguém que realmente esteja a fim.

O x da questão está em saber se permitir demorar para iniciar um projeto enquanto pensa sobre ele. Isso pode te dar mais insumos sobre um processo de gestão mais eficiente para que todas as etapas sejam produtivas.
Mas atenção! Nunca use a procrastinação como forma de retaliação contra um cônjuge ou alguém com quem você mora para mostrar que essa pessoa não te controla. Os efeitos são sempre nefastos!
Às vezes a gente procrastina para não ter mais tempo de se preocupar com o perfeccionismo, para que o prazo apertado passe a importar mais do que a qualidade do trabalho.
Mas o mais importante: ler artigos sobre procrastinação pode só te deprimir ainda mais, te levando a procrastinar na leitura de mais e mais artigos cheios de sugestões que você provavelmente vai procrastinar para colocar em prática.




Comentários