top of page

Autocomplacência ou vitimismo? Qual o limite saudável do autocuidado?

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 21 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualmente o termo “autocuidado” entrou em voga nas redes sociais e muita gente está levantando bandeiras do que é do que não é autocuidado. Tem gente que diz que cuidar da pele é autocuidado, tem gente que diz que autocuidado é fazer terapia. Mas é importante olharmos além dessa dicotomia cuja importância data de muito, mas muito antes da invenção da internet.


Em sua obra “Hermenêutica do Sujeito”, publicada em 1982, Michel Foucault fala sobre a relação entre autoconhecimento e autocuidado inspirado em conceitos inicialmente desenvolvidos na Antiguidade. Você com certeza já deve ter ouvido falar da frase “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo”, gravada nas portas do templo de Delfos e muito emblemática em toda a mitologia grega. Pois é! O autocuidado já era famoso muitos e muitos anos antes de Cristo.


No dicionário, a palavra complacência significa “intenção de agradar”. Autocomplacência então nada mais é do que a intenção de agradar a si mesmo. Vitimismo, por sua vez, significa se colocar em posição de vítima e isso significa que nesse caso também enxergamos um culpado para os nossos problemas, pois não existe vítima sem agressor.



Todos nós temos uma voz dentro de nós nos dizendo como agir, nos dizendo o que é certo e o que é errado. O problema é quando essa voz se torna carrasca e nos diz que somos incapazes, insuficientes, inválidos ou inferiores. Quando a gente se percebe se agredindo mais do que se acolhendo, está na hora de voltar a procurar um limite saudável de autotratamento. Será que seríamos tão severos com outras pessoas como somos conosco mesmos? Será que realmente precisamos de tanta rigidez?


Autocomplacência não tem nada a ver com vitimismo e nos tratarmos com gentileza e carinho é o primeiro passo para um autocuidado de sucesso, lembrando sempre que o autoconhecimento está na base de tudo!

Comentários


bottom of page