Ansiedade
- Ana Carolina Ribeiro

- 6 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de out. de 2020
Você já parou pra se perguntar o que exatamente é a ansiedade? Boa parte das pessoas que chega ao consultório de uma psicanalista, vem em virtude de angústias relacionadas ao passado ou ao futuro.
As angústias relacionadas ao passado, chamamos de culpa. As relacionadas ao futuro, ansiedade.
Falta de concentração, irritabilidade, pensamentos acelerados e/ou indesejados, fadiga, suor, falta de ar, insônia, pesadelos, medo excessivo, preocupação excessiva, boca seca, dificuldade para comer ou fome em excesso.... um ou mais destes sintomas combinados caracterizam a ansiedade.

A ansiedade é o verdadeiro "mal du siècle" do século XXI, acompanhando a maioria massiva das pessoas em momentos específicos da vida ou até mesmo em caráter permanente. Mas não precisa ser assim! Com a psicanálise, você vai conseguir entender a sua angústia com relação ao futuro para poder escolher uma vida com mais paz de espírito.
Sabe aquela sensação de passar e repassar mil e um planejamentos na cabeça para ter certeza de que tudo vai sair conforme o esperado? E pra ter certeza de que todas as partes do plano que podem dar ruim já foram corretamente avaliadas e um (às vezes mais de um rs) plano B já foi desenvolvido para cada um dos cenários catastróficos que tivemos o cuidado de imaginar, deixando um pior que o outro? Pois é. Isso é ansiedade.
Passar muito mais tempo pensando (e sofrendo) no futuro do que vivendo o presente é o maior indicador de ansiedade.
Até hoje nunca conheci uma pessoa que tenha procurado a psicanálise que não tenha nada de ansiedade. E é importante tratar, pois a longo prazo, ela pode virar stress, insônia, burnout e até mesmo depressão. A ansiedade desregula todo o nosso corpo, pois faz com que a gente passe a viver em “piloto automático”, cumprindo tarefas e operando um corpo cuja mente está ausente e absorta em problemas abstratos ou futuros.
Carpe diem! Viver sem ansiedade é possível sim!




Comentários