Você conhece a Fadiga de Decisão?
- Ana Carolina Ribeiro

- 25 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Popularizada nos primeiros meses pós pandemia, a fadiga de decisão é a dificuldade que muitas pessoas passaram a encontrar na hora de decidir coisas simples do dia a dia, que antes não apresentavam desafio algum. Isso se deve ao fato de que muita coisa mudou em nossa rotina e os processos de sair e chegar em casa passaram a envolver muito mais etapas como colocar a máscara, pegar o álcool gel e fazer a desinfecção vindo da rua, entre muitas outras.
Já houve algum dia em sua vida em que você simplesmente achou desesperador ter que decidir o que iria vestir, o que iria comer e qual o melhor trajeto para chegar onde precisava? Esse é o sintoma principal da fadiga de decisão, termo cuja origem é atribuída a Roy Baumester, psicólogo norte-americano.
Você sabia que um adulto chega a tomar 35 mil decisões em um só dia? Pois é. Para evitar o desgaste mental causado por esse processo, muitas pessoas planejam no dia anterior as roupas que irão vestir e preparam as refeições da semana em um dia de folga, em que consequentemente terão menos decisões a tomar.

O segredo para lidar com a fadiga de decisão está em dosar nossa energia: para decisões simples, quanto mais imediatas, melhor. Dessa maneira, guardamos energia para poder tomar decisões mais complexas com maior disposição. Além disso, é importante abrir mão do perfeccionismo principalmente na hora das decisões do dia a dia, como escolher que roupa usar ou o que levar para ler no transporte.
Escolher de qualquer jeito é válido sim!




Comentários