top of page

Transtorno obsessivo compulsivo

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 14 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de out. de 2020

Atualmente, é muito comum ouvirmos referências ao transtorno obsessivo-compulsivo relacionadas a qualquer tipo de mania, em frases corriqueiras como "deixa que eu lavo a louça, que eu tenho TOC, precisa ser do meu jeito", ou "deixa uma frestinha da janela aberta, que eu tenho TOC".


Na realidade, o termo TOC refere-se ao transtorno composto por uma ou mais ações ou pensamentos repetidos compulsivamente no intuito de purgar ou proteger o sujeito de ameaças internas ou externas, conhecidas ou desconhecidas. Estes pensamentos ou atitudes costumam vir acompanhados de ideias obsessivas muitas vezes sem explicação lógica e que perseguem ao próprio eu. É um tipo específico de compulsão em nível patológico e que pode trazer grandes prejuízos sociais, profissionais, emocionais, mentais e cognitivos. 




Alguns sintomas e manifestações são mais comuns. Um exemplo é o da pessoa que frequentemente chega atrasada ao trabalho pois sente necessidade de voltar e verificar se trancou a porta ou desligou o gás. Também há pessoas que não conseguem ficar em paz enquanto não limpam a caixa de emails. Não tem como negar, todo mundo tem pelo menos uma mania! Já sabe qual é a sua?


A recente crise sanitária mundial fomentou comportamentos obsessivo-compulsivos por todo o planeta, revelando hipocondria (mania de acreditar que está com toda e qualquer doença) em muitas pessoas que até então haviam apenas delineado tendência a este tipo de paranoia. 


Se você sente que não consegue se controlar e não aguenta mais lutar contra si mesmo, a psicanálise pode te ajudar a desvendar as raízes do problema e tornar-se senhor de si mesmo.  Toda e qualquer mania acaba sendo em alguma medida desgastante para o eu. Vale a pena olhar para cada uma delas, entender suas funções e reavaliar a necessidade de se manter firme a certos tipos de apego. Você é capaz de se tornar aquele que você almeja ser!

Comentários


bottom of page