top of page

Psicanálise

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 28 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

A psicanálise é um método de investigação psíquica utilizado para o tratamento dos mais diversos sintomas, sejam eles psicológicos ou já somatizados na forma de doenças físicas.


Criada por Sigmund Freud há pouco mais de 100 anos, a psicanálise trabalha com o conceito de que somos influenciados o tempo todo por partes inconscientes de nosso psiquismo, que nos levam a fazer coisas que não queremos ou até mesmo com as quais não concordamos, e não sabemos o porquê. Por meio da livre-associação (a conversa livre, que segue a sequência dos pensamentos que estão vindo à mente), o psicanalista consegue enxergar a movimentação inconsciente do cliente, levando-o a identificá-las e interpretá-las por meio de perguntas orientadas. O psicanalista não dá respostas, mas ajuda o cliente a acessá-las dentro de si.



A psicanálise é um método de tratamento psicológico eficaz para todos os tipos de problema, angústia ou transtorno mental e também pode auxiliar as pessoas que buscam maior autoconhecimento. O simples ato de verbalizar coisas que nos incomodam traz muito conforto, pois faz com que a informação emocional atravesse de nosso hemisfério cerebral direito para o nosso hemisfério cerebral esquerdo (mais racional e lógico). Esta transferência neuronal, além de gerar conforto, traz maior equilíbrio biológico entre a razão e a emoção, possibilitando que tenhamos mais pé no chão na hora de tomarmos decisões importantes para nossa vida, inclusive as que dizem respeito a como iremos reagir às coisas que nos incomodam.


Muitas vezes fazemos coisas das quais nos arrependemos e cuja motivação desconhecemos, mesmo após pararmos e refletirmos bastante. Você já se pegou se perguntando o porquê de ter tomado esta ou aquela atitude e percebendo que, na realidade, você puxou seu próprio tapete por impulso? Isso é mais comum do que talvez se imagine, pois todos nós somos marionetes guiadas por partes inconscientes da nossa mente. É quase como se a gente tivesse diversos aplicativos abertos secretamente em nossa cabeça gastando nossa bateria sem a gente perceber. A psicanálise vai te ajudar a identificar cada um destes aplicativos e motivações interiores para que você possa decidir quais quer que permaneçam abertos e quais não fazem mais sentido em seu estilo de vida atual, para que você não precise viver a vida com uma mente que mente.



Comentários


bottom of page