top of page

Pânico

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 7 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de out. de 2020

De maneira simplificada, pôde-se dizer que a ansiedade é uma versão mais amena do pânico. A ansiedade tende a se concentrar nos níveis mental e emocional enquanto a crise de pânico ultrapassa as barreiras do nível físico, trazendo sintomas como sudorese nas mãos, coração acelerado, pupilas dilatadas, tremedeira, desespero, sensação de morte, falta de ar, sensação de sufocamento, aperto no peito, extrema angústia, dentes rangendo e mandíbula travada, contratura muscular localizada ou generalizada, confusão mental, paranoia persecutória, visões distorcidas da realidade, medo exagerado e/ou irreal, não conseguir sair de casa ou do quarto, não conseguir ficar sozinho, entre outros. Se você tem um ou mais destes sintomas, não é preciso sofrer sozinho!


A sensação de pânico pode se originar de diferentes maneiras. Algumas pessoas são acometidas por pensamentos estressantes e ansiosos e a partir destes pensamentos surgem sentimentos e sensações físicas de pânico. Outras pessoas começam vivenciando sensações e emoções angustiantes, e a partir destas emoções surgem os pensamentos catastróficos e ansiosos. Já cheguei inclusive a conhecer clientes que desenvolveram a geração espontânea de sintomas físicos de pânico em uma determinada hora do dia como consequência de anos de sofrimento na infância que sempre ocorriam neste mesmo determinado horário, diariamente por anos a fio. Nem sempre os remédios são o tratamento mais adequado para a pessoa com síndrome do pânico. O remédio atua no sintoma e pode trazer alívio emergencial, mas é preciso se dedicar a identificar as causas por trás do problema e porque o corpo passou a reagir de maneira emergencial em situações que não o sejam. Ou será que são?


A psicanálise vai te ajudar a descobrir a verdadeira razão pela qual seu psiquismo sente que precisa se proteger, para que você não precise passar a vida sujeito a manifestações desagradáveis em seu corpo, que você não compreende e por isso não consegue controlar.

Comentários


bottom of page