Novembro Azul e o Silêncio dos Homens
- Ana Carolina Ribeiro

- 22 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Novembro chegou, e com ele a lembrança da importância da realização do exame preventivo de câncer de próstata, famosa fonte de piadas entre homens há diversas gerações. Mas junto com o alerta para esta doença, também grita alto a necessidade premente de mudança de paradigma no que diz respeito ao que a sociedade acredita e cobra do que é “ser homem”.

Em pleno 2020 nos encontramos ainda cercados de mitos sobre o papel do homem, seu dever como provedor e a obrigatoriedade de sua demonstração de força e superioridade. No maravilhoso documentário “O silêncio dos homens”, disponível na íntegra e gratuitamente no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=NRom49UVXCE&vl=pt) , é possível adentrar um pouco do universo masculino e entender parte do peso colocado sobre o tão dito “sexo forte”.
No consultório, a diferença entre homens e mulheres é gritante: o sexo masculino compõe apenas 27% dos meus clientes e destes, 60% apresenta dificuldades para se abrir e falar sobre suas emoções. E o que isto traz como consequência?

Atualmente sabe-se da importância da inteligência emocional para a integração cerebral. Quem não fala sobre as emoções, desfavorece enormemente sua performance neuronal e terá dificuldades em vivenciar e superar sentimentos. Sem falar sobre as emoções, é difícil se sentir um ser humano completo e pequenas coisas como um simples exame de próstata podem vir a parecer bichos de sete cabeças.
Você sabia que 95% dos casos de câncer de próstata apresentam sintomas apenas quando a cura já é praticamente impossível? Pois é... relax e VAI FAZER O EXAME!!!!




Comentários