top of page

Insônia

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 7 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de out. de 2020

Só porque você pega no sono facilmente, não significa que esteja livre da tão famigerada insônia. Além da dificuldade para pegar no sono, também existe dificuldade para manter o sono, sono leve, angústia noturna, pesadelos, ansiedade na hora de dormir, medo de não conseguir dormir, sono pouco reparador e dificuldade para acordar.


Vocês ficariam impressionados ao saber o percentual de pessoas que levanta todas as noites durante o sono para ir ao banheiro, beber água, comer e até mesmo para fumar. Todos estes atos de interrupção do descanso são nefastos e trazem consequências para a nossa qualidade de vida.



O mesmo pode ser dito para a questão relacionada à quantidade de horas de sono, e também para os horários específicos nos quais ocorre o período de repouso físico e cerebral. Para a medicina tradicional chinesa, cada órgão do corpo tem um horário em que sua potência está mais forte e nossas atividades devem ser distribuídas ao longo do dia de maneira a respeitar estas demandas internas físicas para que a “máquina humana” possa ter seu perfeito funcionamento. É quase como se cada órgão tivesse seu horário específico de manutenção e quando a gente passa por cima disso, esta função acabará comprometida – principalmente se estivermos falando de maus hábitos a longo prazo.


Das 23h à 01, por exemplo, é o horário de recuperação da vesícula biliar, responsável junto com o fígado pela digestão adequada de gorduras e associada à emoções análogas à raiva. Estar em vigília durante todo este período acaba trazendo consequências o bom funcionamento deste órgão, chegando a atrapalhar também o fígado caso a vigília se estenda para seu horário – imediatamente subsequente, da 01h às 03h. Pessoas que têm o costume de dormir depois das 01 terão maior dificuldade para metabolizar sua raiva e por consequência terão tendência maior a ter dores de cabeça na região da testa e alto da cabeça e inapetência ao acordar.


Este é apenas um dos muitos segredos associados à longevidade, saúde e bem estar. A busca por um profissional multidisciplinar irá te ajudar a entender melhor seus processos de sono e há grande sucesso e êxito associados ao tratamento psicanalítico, que vai te ajudar a entender a função inconsciente da insônia e manutenção de hábitos de sono pouco reparadores.

Comentários


bottom of page