top of page

Doenças de Pele e Saúde Mental

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 25 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

A pele e o sistema nervoso são instâncias indissociáveis do organismo desde sua fase mais embrionária, e em termos psicossomáticos não é diferente.

A pele é simplesmente o maior órgão do nosso corpo, e aquele responsável por nossa barreira contra o mundo exterior. Em regiões mais sensíveis como os lábios, por exemplo, chegamos a ter 2 mil terminações nervosas por centímetro quadrado. Sendo o mais versátil órgão humano, a pele também é veículo das mais diversas emoções que, quando represadas, se tornam facilmente motivo para o comprometimento de sua saúde.



Para interpretarmos a psicossomática dos problemas de pele, basta partir da semântica: irritação (alergia), intolerância, sensibilidade são as mesmas palavras usadas tanto em sentido concreto quanto em sentido figurado na hora de fazer a leitura da mensagem implícita do corpo a partir da doença. Problemas de pele são comuns em pessoas que se sentem invadidas pelo outro, que sentem que precisam se defender das pessoas, pessoas presas em uma convivência diária familiar que não suportam mais e pessoas insatisfeitas consigo mesmas e suas situações de vida. A oleosidade na pele está ligada ao altruísmo e aparecem em pessoas que colocam a necessidade dos outros em primeiro lugar em detrimento das próprias enquanto o ressecamento vem junto com o egoísmo e avareza.


Na Medicina Tradicional Chinesa, a pele está ligada ao meridiano energético do elemento metal e seus

problemas estão ligados à falta de canalização adequada da tristeza.

A psicanálise ajuda pessoas com problemas de pele agudos, crônicos e autoimunes a conhecerem melhor a origem dos sintomas perturbadores para que elas possam ressignificar suas histórias de vida de modo a não mais precisarem dar vazão às emoções por meio de uma manifestação física desconfortável como o problema de pele. Falar sobre as emoções com acompanhamento de um profissional capacitado faz milagres!

Comentários


bottom of page