top of page

Crenças limitantes

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 9 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2021

As crenças limitantes são ideias de autoimagem muito arraigadas em nosso inconsciente que surgem inicialmente para nos proteger de frustrações mas ao longo da vida acabam se consolidando em pensamentos automáticos que podem vir a se tornar muito acelerados e até mesmo incapacitantes.

Todos nós temos crenças centrais que nos limitam e elas se dividem em três naturezas: crenças sobre desamor (rejeição, abandono, solidão), desamparo (vulnerabilidade, carência) e desvalor (incompetência, fracasso). Nem sempre é fácil identificar as crenças centrais, pois elas vêm disfarçadas para evitar que a gente lute contra elas.



No entanto, toda e qualquer questão mental ou psicológica vem acompanhada de crenças limitantes sobre o sujeito, sua situação e o mundo que o cerca. Crenças limitantes são verdades que estabelecemos como forma de autopunição. O raciocínio ilógico por trás das crenças limitantes é o de que se eu não criar expectativa, não me frustrarei.


Este estado defensivo faz com que fiquemos sempre presos em profecias catastróficas (nos preparando para o pior) no intuito de nos protegermos da decepção, que nos parece sempre inevitável.


As crenças limitantes são o expoente mais profundo dos comportamentos de autossabotagem e se não tratadas, podem perdurar ao longo de toda a nossa vida, nos impedindo de alcançar o sucesso e podando nossa ousadia de sair em busca de novos objetivos. 

Você já ouviu falar na Síndrome do Impostor? Chamamos assim aquele sentimento permanente de que não somos bons o suficiente na atividade que exercemos e de que a qualquer momento poderemos ser desmascarados. A síndrome do impostor também é uma das manifestações nefastas das crenças limitantes.


Se você não aguenta mais sofrer por antecedência, saiba que a psicanálise vai te ajudar a descobrir a verdadeira razão pela qual seu inconsciente sente que precisa se proteger.

Comentários


bottom of page