top of page

Como saber se você tem um transtorno alimentar?

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 23 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

"Transtorno alimentar" é o termo que engloba as mais diversas patologias relacionadas aos hábitos alimentares: compulsão, anorexia, transtorno alimentar restritivo-evitativo, binge eating disorder, bulimia, ortorexia, pica, ruminação, vigorexia, drunkorexia, diabulimia, fatorexia, pregorexia... os rótulos são muitos mas para que você possa buscar ajuda adequada, é preciso primeiro identificar se o que você está passando é realmente um transtorno. A partir daí, um bom profissional de saúde mental poderá te ajudar a entender melhor seu diagnóstico e o que fazer para contornar essa situação.


Primeiramente, precisamos observar a sua relação com a comida. Com qual frequência você se alimenta? Em quais horários? Qual a quantidade? Quais alimentos você tende a escolher? esse padrão não deve ser medido a partir de comparações com os outros, com pessoas da internet ou com regras quaisquer que não sejam estabelecidas por bons nutricionistas. Pois mesmo no caso de você ter uma dieta prescrita por um profissional da saúde, o mais importante a ser levado em consideração é o seu conforto gástrico.


Para ser considerado um transtorno, o hábito alimentar deve justamente "transtornar", ou seja, incomodar. Você tem desconforto? Está com as necessidades nutricionais pouco satisfeitas? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas duas perguntas, está na hora de buscar ajuda profissional!

Comentários


bottom of page