top of page

Como encontrar equilíbrio nos relacionamentos humanos?

  • Foto do escritor: Ana Carolina Ribeiro
    Ana Carolina Ribeiro
  • 7 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Você já parou para pensar sobre a importância do equilíbrio entre permissividade e autoritarismo nos relacionamentos humanos?


Nos anos 70, a educadora americana Jane Nelsen desenvolveu um grupo de conceitos chamado "Disciplina Positiva" tendo como base as pesquisas dos teóricos Adler e Dreikurs. Inicialmente utilizada exclusivamente para a formação de professores, a Disciplina Positiva ganhou espaço e hoje entendemos que ela pode ser utilizada tanto por professores, como por pais na educação de seus filhos, como por casais que desejam conquistar maior maturidade nas suas relações afetivas.


Fato é que a disciplina positiva é a maneira mais equilibrada que existe para balizarmos qualquer tipo de troca entre seres humanos, incluindo amizades. Ela se baseia principalmente no equilíbrio entre permissividade e autoritarismo em

prol do respeito mútuo pois entende que um modelo autoritário não é respeitoso com o outro, enquanto o modelo permissivo não é respeitoso com a gente mesmo, já que quando abrimos concessões demais, acabamos nos afastando de nossa identidade e perdendo nossa essência. Também não é justo esperar que o outro faça concessões por nós pois isso faria com que ele abrisse mão de seu eu mais verdadeiro apenas para nos agradar e permitir que nos mantivéssemos em uma zona de conforto egoísta e perniciosa.



Mas o que é o equilíbrio entre permissividade e autoritarismo? Quando a gente alterna entre os dois tipos de atitude, podemos achar que estamos sendo equilibrados mas na verdade estamos mesmo é confundindo a outra pessoa, que fica sem saber se a gente é bravo ou legal. O segredo está nas opções controladas: em caso de conflito de interesses e opiniões, experimente oferecer ao outro uma gama de opções que funcionem para você, e dentre as quais ele possa escolher algo que também funcione para ele. Dessa maneira, todo mundo muda um pouquinho para que vocês possam se encontrar "no meio do caminho".

Comentários


bottom of page